Padres Apostólicos - quem são eles?

    Padres Apostólicos
 
Os padres apostólicos são os primeiros Padres da história da Igreja Católica. Alguns deles conheceram pessoalmente os Apóstolos.
 
 Introdução
 

A geração cristã que sucede aos apóstolos tem à sua frente bispos e presbíteros, entre os quais se destacam algumas figuras, luminosas por sua santidade, sabedoria e zelo doutrinal: os Padres Apostólicos.

Seus escritos são muito parecidos com as epístolas do Novo Testamento. Procuram mostrar aos fiéis a importância da salvação concedida por Cristo, reforçam a esperança no seu retorno, exortam à obediência aos pastores das suas comunidades e alertam para o risco das heresias e cismas.

São eles: Clemente Romano, Inácio de Antioquia, Policarpo de Esmirna, Pápias de Hierápolis, Barnabé e Hermas.

a) Clemente Romano

Clemente possuía, na sua época, grande autoridade, embora tenha sido conservado apenas um escrito de sua autoria: a carta aos Coríntios. A Igreja na Síria atribuiu a esta carta valor canônico, e o Codex Alexandrinus da Bíblia a incluiu entre os livros inspirados. Em torno do ano 170 o bispo Dionísio de Corinto atesta a sua leitura litúrgica.

Orígenes e Eusébio identificam Clemente com o colaborador de Paulo citado em Fl 4,3. De acordo com Santo Ireneu, ele foi o terceiro sucessor de Pedro em Roma (Pedro, Lino, Anacleto, Clemente). Para Tertuliano, no entanto, Clemente recebeu a Ordem diretamente do Príncipe dos Apóstolos.

O seu exílio para o Quersoneso Taurino e o seu martírio no mar Negro não podem ser considerados como fatos históricos.

A carta aos Coríntios, de Clemente, foi redigida nos últimos anos de Domiciano imperador (c. de 96). A razão de tal carta foram contendas naquela igreja. Membros mais jovens da comunidade haviam deposto os presbíteros. Quando a notícia chegou a Roma, Clemente interveio.

Nesta carta podemos detectar já a presença e o exercício do carisma petrino. Com autoridade, o bispo da Cidade Eterna exorta os coríntios a se submeterem aos seus superiores eclesiásticos, exigindo que a estrutura hierárquica da Igreja de Deus seja respeitada.

 


Padres Apostólicos - Inácio de Antioquia

28/02/2014 15:44

Inácio de Antioquia - e suas Cartas

—————


Padres Apostólicos - Policarpo de Esmirna

28/02/2014 16:27

Policarpo de Esmirna

—————


Padres Apostólicos - O pastor de Hermas

28/02/2014 16:38

O pastor de Hermas

—————


Padres Apostólicos - Carta de Barnabé

03/03/2014 15:22

Carta de Barnabé

—————


Padres Apostólicos - Papias

03/03/2014 15:34

Padres Apostólicos - Papias

—————


Padres Apostólicos - Didaqué

03/03/2014 15:48

Didaqué

—————


Clemente, Bispo de Roma (35-101 d.C)

29/08/2014 15:33

Clemente, Bispo de Roma (35-101 d.C)

—————



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!